quarta-feira, 16 de março de 2011

' O que é Anticoncepcional ? '

  Olá amigas, hoje o assunto do blog é o uso de anticoncepcionais. Há ainda muitas dúvidas referentes  ao uso, mas amigas tenham a consciência que o anticoncepcional que sua amiga usa pode ser diferente do que você pode tomar.  A melhor forma que há é de procurar o seu ginecologista, se você não tem ainda procure algum, para tirar as suas dúvidas. Ao final da matéria há diversas dúvidas que são respondidas por um ginecologista. Então, amigas a informação é o melhor caminho depois consulte o médico. 






O que é a pílula anticoncepcional

A pílula contraceptiva oral combinada, conhecida popularmente somente como pílula anticoncepcional. É uma combinação dos hormônios estrogênio e progestina tomada oralmente para prevenir a gravidez. Atualmente estima-se que mais de 100 milhões de mulheres no mundo usem pílula anticoncepcional.

A pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário todos os dias. Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas a proteção contraceptiva será reduzida. A maioria das marcas de pílula anticoncepcional tem embalagem de dois tipos, com os dias marcados para um ciclo de 28 dias. Para as embalagens de 21 pílulas, um pílula é consumida diariamente por 3 semanas, seguidas por uma semana sem pílulas. Para embalagem de 28 pílulas, 21 pílulas anticoncepcionais são tomadas, seguidas por uma semana de pílulas placebo para manter o hábito de ingerir as pílulas diariamente. A mulher na semana que pára de tomar a pílula anticoncepcional deverá ficar menstruada. 

A  pílula é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. A pílula deve ser tomada nos dias e horários certos, senão ela poderá falhar. As pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.

Como usar a Pílula Anticoncepcional



Antes de mais nada você terá que fazer uma consulta a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.
Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros 7 deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça de tomar a pílula, tome ela assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 12 horas o mais correto é verificar a bula do medicamento ou buscar instruções do seu médico.

Qual a melhor pílula anticoncepcional

Não existe a melhor pílula anticoncepcional. Existe a pílula anticoncepcional mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor para todas as mulheres. Consulte o ginecologista para ele receitar a melhor pílula anticoncepcional para você.

Como não esquecer de tomar a Pílula Anticoncepcional

Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser aquele que você sempre estará disponível para tomá-la. Dê preferência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. Assim fica mais díficil de você esquecer. Com o tempo a pílula tornará um hábito comum em seu dia-a-dia. Caso você tenha namorado ou marido, peça para ele ajudar você a lembrar de tomar o anticoncepcional.
Vale alertar que a pílula anticoncepcional previne apenas a gravidez. Portanto use sempre a camisinha para previnir as DST (Doeças Sexualmente Transmissíveis) como por exemplo a Aids.

Outras utilidades da Pílula Anticoncepcional

Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

Tipos de Pílula Anticoncepional

Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. As mais famosos são: minesse, mirele, yasmin, belara, diane 35, selene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet e  etc.
Por ter tantos tipos e marcas é extremamente necessário que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.

Medicamentos que interferem na Pílula Anticoncepcional

Alguns medicamentos possuem o poder de diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaja tomando algum deles entre em contato com seu médico. Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são: amoxacilina, minocilina, oxacilina, fenitoina, topiramato, primidona, metronidazol etc.
Alguns medicamentos reduzem o efeito da pílula anticoncepcional e podem causar sangramento ou aumentar as chances de gravidez. Esses medicamentos incluem rifampicina, barbituratos, fenitoína e carbamazepina. Adicionalmente, deve-se ter cuidado com antibióticos de amplo espectro, como ampicilina e doxiciclina, os quais podem causar problemas usados em conjunto com pílula anticoncepcional.

Outros métodos Anticoncepcionais

Além da pílula existem diversos outros métodos contraceptivos. São eles: DIU, vasectomia, essure, ligadura de trompas, camisinha, diafragma, tabelinha, pílula do dia seguinte, implante, adesivo contraceptivo, etc.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O mais correto é você conversar com seu ginecologista para saber qual o método mais adequado para você.


Eficiência da pílula anticoncepcional

A eficiência da pílula anticoncepcional, assim como de todos os métodos anticoncepcionais, pode ser auferida de duas formas: com uso perfeito e uso típico. O uso perfeito somente inclui pessoas que tomam a pílula corretamente e consistentemente. O uso típico inclui todas que usam a pílula anticoncepcional, incluído aquelas que a tomas incorretamente, inconstantemente, ou ambos.

A eficiência da pílula anticoncepcional pode ser diminuída por:
* Esquecer de tomar uma ou mais pílulas anticoncepcionais;
* Atraso em começar novo pacote de pílulas anticoncepcionais;
* Mal-absorção gastrointestinal devido a vômito ou diarréia;
* Interação com outro medicamentos que diminui os níveis de estrogênio ou progestina. 


Contra-indicações da pílula anticoncepcional 

A pílula anticoncepcional pode influenciar a coagulação, elevar o risco de trombose venosa, embolia pulmonar, derrame e ataque cardíaco. Pílulas anticoncepcionais são contra-indicadas com doenças cardiovasculares, tendência a formar coágulos, obesidade severa, altos níveis de colesterol e fumantes com mais de 35 anos de idade.


Dúvidas sobre a pílula anticoncepcional
  
 Respondidas pelo Dr. Sérgios dos Passos Ramos no site: 


Qual a melhor pílula para mim?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você.

Quando iniciar uma cartela de pílula pela primeira vez?
Na maioria das pílulas disponíveis no mercado e com 21 drágeas/comprimidos, a maneira correta é ao iniciar o uso começar a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Tomar uma pílula por dia durante 21 dias, fazer uma pausa de 7 dias sem tomar e recomeçar. Durante essa pausa é que a menstruação vem. Outras pílulas podem ter forma de tomadas diferentes, por isso é necessário consultar o médico. 
No caso da pílula sem estrogênio, deve-se iniciar a tomada no primeiro dia da menstruação e tomar sem interrupção. 

A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito?
Se tomada corretamente, a pílula fará efeito a partir do primeiro dia em que se tomou. 

Na pausa entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar?
Sim, nos dias de pausa das pílulas elas continuam a funcionar, ou seja, há proteção efetiva contra a gravidez.

E se eu esquecer de tomar um dia?
A pílula deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. Isso quer dizer que se eu tomar à noite, devo continuar tomando à noite. Se esquecer e lembrar de tomar dentro de 12 horas, a pílula continuará funcionando. Se esquecer por mais de doze horas verifique as instruções com seu médico ou na bula do produto. Tome a pílula que esqueceu logo que lembrar, e a pílula do dia no seu horário habitual. Verifique sempre na bula do produto e com seu médico informações detalhadas e específicas sobre o tipo de pílula que você está tomando. 
Quero atrasar ou adiantar minha menstruação; posso continuar a tomar a pílula sem parada?
Não deve. A pílula foi projetada para ser tomada 21 dias. Se continuar tomando poderá ter uma menstruação fora de época, mesmo tomando. Nesses casos é conveniente que você consulte seu médico para ele lhe oferecer uma maneira mais segura de não menstruar e continuar evitando a gravidez. 
É verdade que é necessário parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar?
Não. Estudos recentes e a recomendação da Organização Mundial de Saúde indicam que a pílula não deve ser parada para descanso.

E se eu não for tiver relações por um grande período?
Mesmo assim é preferível continuar tomando.
É verdade que a pílula engorda?
Não. Na maioria das mulheres a pílula não aumenta o peso, nem dá celulite ou estrias.

Qual pílula engorda mais ou tem mais efeitos colaterais?
Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você e que tenha menos efeitos colaterais.
Pílula faz mal?

Pílula anticoncepcional é um dos medicamentos mais usados (e mais estudados) no mundo todo. Seus efeitos colaterais são mínimos comparados ao benefício de evitar uma gravidez indesejada ou não planejada. Além do mais, a pílula protege mulheres de infecções genitais, câncer de ovário e alguns tipos de câncer de útero. 
Pílula serve para tratar doenças ou só é para evitar gravidez?
A pílula tem sido usada com sucesso no tratamento da síndrome dos ovários policísticos e no tratamento conservador da endometriose. Também é muito utilizada no tratamento da acne (espinhas), hirsutismo (aumento de pelos), cólicas e distúrbios da menstruação, tais como tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

'- Comentem e opinem sobre as matérias isto ajuda cada vez mais o blog...

          Até a próxima     =D



3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog meninas

    ResponderExcluir
  2. Meninas com esse post fiquei mais por dentro viu! eu tinha algumas dúvidas de como tomar e talz

    Ana Paula Soares

    ResponderExcluir
  3. Tah mto bom o blog meninas...
    dmais heimm!!!

    ResponderExcluir