quarta-feira, 6 de abril de 2011

' Unhas Encravadas, o que fazer ? '




Olá amigas, hoje o assunto do blog é unha encravada. Causa dor e inflamação e em alguns casos há procedimentos cirurgicos. A seguir há alguns cuidados e como evitar, para as pessoas que sofrem desse mal. A matéria foi sugerida pela nossa leitora @Julietaromeiro. Mande a sua também.




O que é?

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.
O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.
Manifestações clínicas
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa), a área vermelha vista na foto abaixo.



Tratamento

Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados.
O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, que pode então crescer livremente.




Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O granuloma piogênico (carne esponjosa), quando ocorre, deve ser cauterizado com substâncias químicas ou então através de eletrocoagulação. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado pelo dermatologista.

fonte:http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/unhaencravada.shtml



'- Comentem e opinem sobre as matérias isto ajuda cada vez mais o blog...

          Até a próxima     =D

12 comentários:

  1. o que devemos fazer se nao pode cortar os cantos?

    ResponderExcluir
  2. olha em 1 pesquisa no "Manual da Manicure da Risque" diz q "Nao deve mexer e recomendar à sua cliente que procure um podologo. Cortando da forma certa ( os cantos devem ficar quadrados, levemente arredondados com lixa), usando acessorios especiais e produtos antiinflamatórios quando necessario, a unha pode voltar ao normal em cerca de 6 meses"

    ta ai, tomara q tenha ajudado no seu questinamento ...

    Obrigada...

    Paty.. '-'

    ResponderExcluir
  3. sou manicure e entendo perfeitamente o quanto é importante não cortar os cantos das unhas, mas o dificil é voce convencer as clientes que não pode cortar os cantos das unhas, elas achão que se não tirar os cantos não esta bem feitas

    ResponderExcluir
  4. olá amiga, a minha mãe é manicure e volta e meia ela comenta aqui em casa sobre esse assunto. As clientes, segundo ela dizem q se não cortar os cantos não tá bom o trabalho e pelo contrario pode até piorá o que já está ruim !

    Obrigada pelo comentário


    Paty '-'

    ResponderExcluir
  5. machuquei o canto da unha tentando desencravar e ja faz um mes e nao sara. agora meu dedo ta começando a ficar amortecido, o que sera?

    ResponderExcluir
  6. Olha a minha mãe é manicure e ela me disse que o melhor que você pode fazer é procurar um podólogo, para saber o que está causando isso. Porque pode ser várias coisas que podem estar causando. o especialista irá descobrir certinho qual é a causa.


    Paty '-'

    ResponderExcluir
  7. Nossa isso é mto ruim msm eu ja tive isso... :/
    E tenho dó de quem tem ainda e não sabe como tratar...

    ResponderExcluir
  8. É mesmo só quem teve sabe o que realmente é. Mas o melhor que se faz é o conhecimento e procurar orientação médica !


    Paty '-'

    ResponderExcluir
  9. mas se cliente pedir para linpar os cantos que ja esteja encravados oque fazer?

    ResponderExcluir
  10. o melhor é não mexer pq já está encravada e mexer nessa unha pode piorar o q á está ruim !

    ResponderExcluir
  11. ola minha unha está encravada vai fazer 1 ano e nada melhora ja fiz de td sera ke eu vou ter ke encarar a mini cirurgia??

    ResponderExcluir
  12. Oi ontem resolvi dar uma de manicure e cutuquei o canto da minha unha e sangrou, como estava doendo eu parei de mexer, só que hoje a dor é tão insuportável que estou passando mal. Oque fazer?

    ResponderExcluir